O que são cosméticos veganos, orgânicos e naturais?

O que são cosméticos veganos, orgânicos e naturais?

Cada vez mais ouvimos falar em cosméticos orgânicos, veganos e naturais? Mas afinal qual a diferença?
Os cosméticos orgânicos, veganos e naturais seguem regras que se diferenciam entre si e dos cosméticos convencionais, no que diz respeito ingredientes sintéticos, derivados do petróleo, origem animal e testados em animais.
Os cosméticos convencionais, não são passíveis de certificação ambiental, porém como todo cosmético necessitam de regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA

Cosméticos Veganos

Os cosméticos veganos não possuem em sua composição ingredientes de origem animal, como por exemplo mel, cera de abelha, leite, lanolina, entre outros e não são testados em animais, porém podem conter substâncias químicas e sintéticas em sua composição. Os cosméticos veganos podem ser identificados pelos selos “Cruelty Free” e o ” Certified Vegan”

Cosméticos Naturais e Orgânicos

Para os cosméticos naturais e orgânicos as definições para classificação não são muito claras e unanimes, por isso utilizaremos como referência as diretrizes dos órgãos certificadores IBD e Ecocert.
Os cosméticos naturais, devem conter no mínimo 95% de matérias-primas naturais e os outros 5% podem ser matérias primas sintéticas desde que não conste na lista de substanciais proibidas, como por exemplo: corantes sintéticos, fragrâncias sintéticas, polietilenoglicóis (PEGs), quaternários de amônio, silicones, conservantes sintéticos, dietanolamidas, derivados de petróleo etc.
Os cosméticos orgânicos, devem conter em sua composição, 95% de substâncias naturais de origem vegetal e animal, oriundas de manejo orgânico controlado, ou seja, por cultivo sem agrotóxicos. Os outros 5% podem ser compostos por água ou outras matérias-primas naturais.
Portanto, quando um cosmético é natural, ele não necessariamente é orgânico, porém quando um produto é orgânico ele sempre será natural.
E ainda em meio de todos esses conceitos existem os produtos feitos a base de produtos naturais, que utilizam em sua composição algum percentual de materiais primas naturais, assim como produtos que contém matérias primas orgânicas, mas não podem ser considerados orgânicos.
Os selos de certificação oferecem ao consumidor uma garantia no modo de produção e matérias primas utilizadas, mas sabemos que as certificações são caras e nem todas as empresas possuem o selo.
Para um consumo consciente a dica é ficar atento aos rótulos dos produtos e saber identificar algumas substâncias nocivas. Na dúvida sempre entrar em contato com o fabricante para esclarecer a composição.
A substituição dos cosméticos tradicionais por cosméticos naturais, orgânicos e veganos é um caminho “quase” sem volta, pois os benefícios para pele e para saúde são evidentes nos primeiros meses de uso, além de provocar maior conscientização sobre o que consumimos e nosso impacto no meio ambiente.

Gostou? Conheça nossa loja Flor de Aroeira e aproveite para desfrutar de todos os benéficos dos Cosméticos Naturais, orgânicos e Veganos.

Deixe uma resposta